Oferecer frutas para cachorro é um sinal de amor. Sim, alimentar seu cãozinho de maneira saudável faz com que a expectativa de vida do animal aumente. Sem contar no fato de você oferecer uma alimentação gostosa que o peludo vai comer com gosto!

Mas não é todo tipo de fruta para cachorro que pode ser oferecida. Existem as frutas liberadas e frutas proibidas para os cachorros. Para deixar você bem informada sobre isso e evitar problemas, nós conversamos com a professora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera de Anápolis, Vivian Marcon.

De acordo com a professora, “assim como os preparados comerciais já prontos no mercado pet, como no caso das rações e petiscos, o uso de ingredientes naturais em forma de dieta caseira também podem ser inseridos na rotina alimentar do animal, desde que sob as orientações do médico veterinário”.

Por isso, tenha em mente que você pode (e deve) oferecer frutas para cachorro. Porém, faça isso com orientação de um veterinário da sua confiança. Alguns animais podem ter doenças como diabetes, por exemplo, e toda a atenção com o seu cão é necessária nesse momento.

A professor Vivian Marcon ainda explica que “o uso de diversas modalidades de dieta atende desde a necessidade de um balanceamento nutricional até a finalidade terapêutica em quadros de enfermidades onde se requer o tratamento coadjuvante com nutrientes adequados”, complementa a professora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera de Anápolis.

Então, para que você ofereça esses alimentos com segurança, a professora Vivian Marcon nos passou uma lista de frutas para cachorro que você pode oferecer para seu amiguinho. Segundo a professora de Medicina Veterinária, “no caso das frutas, algumas particularidades devem ser consideradas para que o tutor saiba os benefícios e os cuidados na hora de fornecê-las ao seu animalzinho”.

Confira a explicação da professora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera de Anápolis:

Frutas para cachorro: quais seu cão pode comer

As frutas que cachorros podem comer são:

  • Banana: rica em potássio, fibras e uma ótima fonte energética. Auxilia no sistema imunológico e na função intestinal. Deve ser fornecida sem a casca e sem exageros.
  • Caqui: possui manganês, potássio, carotenoides e agentes antitumorais na casca. Previne tumores, ajuda a baixar os triglicérides, possui ação antioxidante diminuindo o risco de doenças degenerativas e fortalece o sistema imunológico.
  • Goiaba: rica em licopenos. Protege contra o câncer e reduz o rico de hipertensão arterial.
  • Kiwi: rico em vitamina C, fibras e magnésio. Protege contra o câncer, fortalece ossos e o sistema imunológico. Deve ser fornecida sem casca.
  • Maçã: possui fibras e pectina que ajudam a regular a glicemia. Serve como anti-inflamatório natural. Fonte de mineral borônico que combate a artrite e a osteoporose. Favorece a função intestinal. Fornecer sem sementes.
  • Manga: Contém sais minerais, fibras vitaminas A, B e C e carotenoides. Auxilia no sistema imunológico, diminui o risco de doenças degenerativas, previne envelhecimento precoce. Fornecer sem a casca e sem caroço. Não pode para cadelas gestantes.
  • Caju: rico em vitamina C e ferro. Auxilia o sistema imunológico.
  • Melão: fonte de vitaminas B6 e C, fibras, potássio, cálcio, fósforo e ferro.
  • Morango: de preferência, morangos orgânicos. Contém vitamina C e ácidos. Diminui os riscos de câncer, melhora a função cerebral e ação anti-envelhecimento.
  • Pera: fonte de potássio, sais minerais, vitaminas A, B1, B2, C e niacina, fibras. Protege o intestino de doenças inflamatórias. Fornecer sem as sementes.

Frutas proibidas para cachorros: seu cão não pode comer

As frutas que seu cachorro não pode comer são:

  • Abacaxi: pode causar gastrite por causa da acidez.
  • Abacate: fruta que pode causar intoxicação por meio da ingestão das folhas, semente e polpa. Existem estudos que observam que o abacate pode desencadear acúmulo de líquido nos pulmões, tecidos de coração, pâncreas e cavidade abdominal. Por ser rico em gordura, pode levar a pancreatite.
  • Carambola: possui uma toxina que não pode ser filtrada pelo rim, portanto pode ser tóxica para este órgão.
  • Laranja: pode levar a gastrite por causa da acidez.
  • Limão: pode levar a gastrite por causa da acidez.
  • Uva: contém taninos que podem levar a lesão renal no animal. Os animais que a ingerem podem apresentar vômito, diarreia, desidratação e fraqueza.

Quais frutas meu cachorro pode comer?

Veja um resumo!

frutas para cachorro

As frutas são ótimas ideias de petisco para você oferecer ao seu cachorro como forma de recompensa. Quando ele fizer algo positivo, dê um petisco assim para ele 🙂

Veja mais

Seu cachorro anda fazendo muita bagunça em casa?

Aprenda como educar e treinar o seu cão de forma simples, divertida e com muito carinho em apenas 5 semanas. E o melhor: o curso é 100% online!

Você precisa de apenas 10 minutos por dia, utilizando um método comprovado para transformar o seu cachorro bagunceiro em um cão companheiro, disciplinado e obediente, sem utilizar nenhum tipo de punição para isso.

Saiba mais sobre o treinamento online ⤵